SESCON Goiás

PEPC, adesão ao Simples, Coaf: veja tudo que deve ser entregue até o dia 31 de janeiro

Um dos meses com maior quantidade de dias úteis do ano vai chegando ao fim recheado de obrigações para os contadores e empresários, que quase não terão descanso nessa reta final de janeiro antes de entrar em um novo mês com todas as obrigações pendentes de novo.

Até quarta-feira, 31 de janeiro, a classe contábil tem uma série de entregas. A maioria já está no radar dos profissionais, mas para não esquecer nenhuma obrigação, veja a lista completa abaixo de tudo que deve ser entregue.

PEPC

No máximo até o dia 31 de janeiro de 2024 alguns profissionais da contabilidade, auditores e outros devem comprovar a pontuação do Programa da Educação Profissional Continuada (PEPC) referente ao ano anterior.

Os profissionais contábeis devem se atentar para não perder o prazo, já que o não cumprimento pode levar à perda do registro de atuação profissional. 

Tem alguma dúvida sobre essa entrega? Veja nosso guia sobre o tema Prazo de entrega do EPC está terminando; veja quem deve cumprir a pontuação

Declaração de Não Ocorrência

Também acaba no dia 31 de janeiro o prazo para envio da Declaração de Não Ocorrência de Operações Suspeitas de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo relativa aos seus clientes pelos profissionais e as organizações contábeis atuantes nas áreas públicas e privadas.

O procedimento é considerado como uma forma de proteção a todos os profissionais atuantes na Contabilidade e pode ser feito de forma rápida e fácil pelo sistema desenvolvido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A entrega deve ser feita tanto ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) quanto ao CFC.

Veja aqui como fazer a entrega.

Adesão ao Simples Nacional

Sem novidades sobre a prorrogação do prazo, os contadores devem enviar as solicitações de adesão das empresas ao Simples Nacional até esta quarta-feira.

Inclusive as empresas com dívidas precisam resolver as pendências até a mesma data para ingressar no Simples Nacional em 2024.

A data também vale para as empresas que foram excluídas do regime tributário e querem retornar ao Simples.

Reenquadramento do MEI

Escritórios contábeis que atendam os Microempreendedores Individuais (MEIs) também têm somente até o dia 31 de janeiro para solicitar o reenquadramento da empresa ao Simples após exclusão por inadimplência.

Saiba quem está apto a um novo pedido de enquadramento aqui.

Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social

No dia 31 também vence o prazo para Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social (GFIP) competência 13, de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023.

Entregas mensais que vencem no dia 31

Além das obrigações extraordinárias, no dia 31 de janeiro ainda vencem algumas obrigações mensais, como a Declaração sobre Operações Imobiliárias (DOI) e Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em espécie (DME) referente ao mês de dezembro de 2023.

Com informações do Portal Contábeis

Comente este post

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Ola!
O que precisa?