O sistema sindical brasileiro apresenta como um de seus fundamentos a estrutura confederativa, ou seja, uma pirâmide formada na base pela representação de categorias através do sindicato; no segundo plano pela federação que coordena a atuação dos sindicatos; e, em Última instância, pela confederação, também com atribuições de coordenação dos interesses de categorias, desta feita no nível nacional.
O SESCON-Goiás foi fundado em Dezembro de 1992 e é foi neste contexto, uma entidade de primeiro grau, uma entidade representativa das categorias “empresas de serviços contábeis” e das “empresas de assessoramento, perícias informações e pesquisas no Estado de Goiás.”. A própria Constituição Federal se refere à grande importância dos sindicatos ao dizer que a eles cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas.
O SESCON-Goiás é integrante do 3º Grupo da Confederação Nacional do Comércio. É filiado à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON) e faz parte do Sistema Confederativo Sindical do Comércio (SICOMERCIO).