SESCON Goiás

Presidente do SESCON-Goiás participa de audiência pública para debater assuntos sobre o novo Código Tributário Municipal

Na tarde da última quarta-feira (07/12), o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis é das Empresas de Assessoramento de Goiás (SESCON-Goiás) e também membro da Comissão do Código Tributário Municipal, Edson Cândido Pinto, esteve presente na Audiência Pública na Câmara Municipal de Goiânia, para debater sobre o novo Código Tributário Municipal.

O vereador Thialu Guiotti realizou a audiência e durante seu pronunciamento Thialu Guiotti disse que “Quero ouvir as pessoas para que meu relatório seja, de fato, um anseio da sociedade e não de um grupo”, justificou o vereador.

O secretário executivo da Secretaria Municipal de Finanças, Lucas de Oliveira Morais, onde apresentou as principais mudanças promovidas pela reforma, sendo a maioria delas relacionada ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Na ocasião, foi discutido com órgãos da Prefeitura, entidades classistas e setores da sociedade civil alterações enviadas pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) para o novo Código Tributário no PLC 20/2022. O secretário Lucas apresentou as principais mudanças promovidas pela reforma, sendo que a maioria delas é relacionada ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Esteve presente na audiência a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, o vice-presidente de Controle Interno do CRCGO, Ranniel Martins, o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Pires Alves, o conselheiro do CRCGO, Fabian Rodrigues Leite, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Goiás, Everaldo Ribeiro da Cunha.

De acordo com Lucas Morais, o prefeito de Goiânia ordenou que fossem feitas todas as correções necessárias para que cada cidadão passasse a pagar o IPTU de acordo com sua capacidade econômica, sendo o mais justo possível.

Caso o projeto seja aprovado, ainda poderá prever outra novidade para o IPTU em 2023. Conforme explicou o secretário Vinícius, a cobrança será a partir de abril, não de fevereiro, como tradicionalmente ocorre. “O intuito é que haja tempo para fazer adaptações no sistema que calcula o imposto e não haja erros, como os do início deste ano. Temos um sistema precário na secretaria e muitos cálculos ainda são feitos em planilhas de Excel. Cremos que dois anos é um prazo suficiente para reestruturamos a secretaria, com a realização de concurso público para mais auditores e funcionários e atualização do nosso sistema”, esclareceu.

Demais mudanças previstas

Durante a audiência também foram apresentados Retirada da progressividade da cobrança de ISS de profissionais autônomos por quantidade de pessoas em empresas, após questionamento sobre a constitucionalidade feita pela OAB, voltando a ser cobrado valor fixo, como anteriormente ao novo código de 2021.

Redução das taxas de licença e funcionamento entre 10 a 20%, com desconto no pagamento à vista de 10% e parcelamento em até 4 vezes sem juros;

Redução média de 31,25% na taxa do ITU.

A proposta foi elaborada por Comissão Permanente de Revisão e Simplificação da Legislação Tributária do Município de Goiânia, composta por representantes da Secretaria Municipal de Finanças; Conselho Regional de Contabilidade; Ordem dos Advogados do Brasil; Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás; Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas; e da Associação dos Condomínios Horizontais e Congêneres do Estado de Goiás.

Por Handressa Simão, estagiária do Sescon-Goiás, com informações da Ascom Câmara de Goiânia.

Handressa Simão

Comente este post

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Ola!
O que precisa?