SESCON Goiás

Taxa Selic: Copom avaliou elevar a taxa básica de juros e diz que novos aumentos estão previstos para 2022

Durante a última reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom), que acontece a cada 45 dias, a taxa básica de juros (Taxa Selic) sofreu um aumento de 1,5 ponto percentual, atingindo o patamar de 9,25% ao ano.

Na ata publicada na última terça-feira (14) pelo órgão, a decisão tomada pelo comitê do Banco Central comparou cenários em que a taxa permaneceria mais alta por mais tempo ou um ritmo de ajuste mais forte.

Justificando sua decisão no documento, a autoridade julga o aumento adequado para buscar o controle da inflação ao longo do tempo. 

A elevação realizada na semana passada, portanto, deverá se repetir nos próximos encontros do Copom na tentativa de avançar “significativamente em território contracionista”, com medidas agressivas para conter a inflação do país.

Taxa Selic

Definida como os juros básicos da economia, essa taxa serve de base para os demais juros cobrados nas operações de crédito e em boa parte dos investimentos em renda fixa. Na prática, a Selic representa a origem de diversos processos que regem a economia.

A cada encontro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central define uma meta para a taxa Selic. Com base nessa meta, a autoridade monetária vai vender ou comprar títulos para ajustar o volume de dinheiro em circulação.

A próxima reunião e primeira do ano está agendada para fevereiro.

Fonte: Portal Contábeis

Comente este post

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Ola!
O que precisa?