SESCON Goiás

Ministério da Fazenda zera alíquota de importação para compras feitas no exterior de até 50 dólares

A medida aplica-se a compras transportadas tanto pelos Correios quanto por empresas de courrier e independente se o remetente é pessoa física ou jurídica

O Ministério da Fazenda zerou a alíquota de importação para compras até 50 dólares quando empresa de comércio eletrônico participar do REMESSA CONFORME, novo programa da Receita Federal. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e começará a valer a partir de 1º de agosto.

A medida aplica-se a compras transportadas tanto pelos Correios quanto por empresas de courrier e independente se o remetente é pessoa física ou jurídica. Além disso, também foi publicado no Diário Oficial da União a Instrução Normativa 2.146/2023, que dispõe sobre o Programa REMESSA CONFORME, focando na modernização das regras aplicáveis às operações de comércio eletrônico do exterior.

Programa de Conformidade REMESSA CONFORME

O programa REMESSA CONFORME, lançado pela Receita Federal do Brasil (RFB) estabelece tratamento aduaneiro mais célere e econômico para empresas de comércio eletrônico que cumpram de forma voluntária os critérios definidos pela Instrução Normativa 2.146/2023. Com isso, a RFB tem à sua disposição, de forma antecipada, as informações necessárias para a aplicação do gerenciamento de risco das remessas internacionais.

Além disso, as remessas serão entregues com mais velocidade, redução dos custos relativos às atividades de deslocamento e armazenamento, proporcionando ganhos relevantes para operadores logísticos. 

A adesão do Programa será voluntária e ocorrerá mediante certificação comprovada de atendimento aos critérios definidos no novo normativo.

Confira a apresentação das novas regras:

Fonte: Receita Federal do Brasil

Assessoria de Comunicação Sescon-Goiás. Vitória Coimbra, estagiária de jornalismo

Vitoria Coimbra

Comente este post

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Ola!
O que precisa?