SESCON Goiás

Projeto de Lei quer modificar regras do IR para pessoas físicas não assalariadas

Texto estabelece que PF poderá deduzir, da remuneração pelo trabalho não assalariado, os pagamentos a terceiros independentemente do vínculo empregatício

Um novo Projeto de Lei (PL) apresentado na Câmara dos Deputados quer alterar as regras do Imposto de Renda para pessoas físicas não assalariadas. O texto da PL 3074/22 prevê que, na apuração do IR de cada ano, pessoas físicas poderão deduzir, da remuneração pelo trabalho não assalariado, os pagamentos a terceiros independentemente do vínculo empregatício.

Outro ponto previsto é que pessoas físicas que não queiram ser tributadas como pessoas jurídicas poderão lançar a depreciação e amortização de bens e despesas previdenciárias de qualquer tipo.

A proposta segue em análise na Câmara dos Deputados e, se aprovada, irá alterar a Lei 8.134/90, que estabelece as regras do IR. O ex-deputado Eli Corrêa Filho (SP), comentou, na proposta de defesa, que o sistema tributário atual referente à pessoa física não assalariada é análogo ao regime de tributação da pessoa jurídica em lucro real.

Fonte: Portal Contábeis

Assessoria de Imprensa do Sescon-Goiás, Vitória Coimbra, estagiária em jornalismo

Vitoria Coimbra

Comente este post

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Ola!
O que precisa?