SESCON Goiás

Sescon-Goiás marca presença na 1ª Jornada Contábil do CRCGO

Durante 24 horas, o público pode acompanhar, de forma gratuita, uma imersão no Imposto de Renda 2023 com temáticas destinadas ao programa, destinações solidárias e contabilidade para o produtor rural

Com apoio do SESCON-Goiás e da Receita Federal em Goiânia (RFB), o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) promoveu, de forma gratuita e inédita, um evento 24 horas para tratar detalhadamente temáticas envolvendo o Imposto de Renda, nomeada como 1ª Jornada Contábil CRCGO: Imersão no Imposto de Renda 2023. Transmitida pelo canal no YouTube do Conselho, a live teve início às 6h da segunda-feira (20) e se encerrou às 5:59 de terça-feira (21). Ao todo, durante o período de transmissão, o evento reuniu mais de 2.500 visualizações.

A abertura do evento foi feita pela presidente do CRCGO, Sucena Hummel, e o vice-presidente Administrativo, Henrique Ricardo, que pontuaram todas os temas que seriam abordados ao longo das 24 horas, dentre elas o programa do IRPF, novidades e tira-dúvidas dos contribuintes, destinações solidárias e contabilidade para o produtor rural.

O auditor fiscal da RFB, Jorge Martins, apresentou as principais novidades do Imposto de Renda, bem como o calendário, a declaração pré-preenchida é prioridade para aqueles que optarem por receber a restituição via PIX. O auditor aproveitou a oportunidade também para preencher os formulários de forma prática, demonstrando aos telespectadores a forma correta de inserir informações no portal e-CAC da RFB, evitando erros e penalidades com o fisco.

O presidente do SESCON-Goiás, Edson Cândido Pinto, parabenizou a iniciativa do Conselho em levar, de forma inédita em 24 horas, ensino e conhecimento para toda a população e classe contábil. “Anualmente, diversos contadores e declarantes surgem com dúvidas sobre o Imposto de Renda, já que sempre acontecem mudanças. Ter o SESCON-Goiás apoiando, juntamente com a Receita Federal, uma jornada desse porte, de forma inédita, nos inspira a continuar inovando e levando, de forma acessível, todo o conhecimento adquirido para o maior número de pessoas possíveis”.

O evento segue disponível pelo canal do CRCGO para que todos que tenham interesse possam assistir a qualquer momento.

Destinações do Imposto de Renda Solidário

A campanha do Imposto de Renda Solidário também foi uma temática forte trazida no evento. O propósito do CRCGO ao dedicar uma hora completa para o assunto foi enfatizar ao público sobre a possibilidade de destinação de até 6% do imposto devido para instituições devidamente cadastradas no Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e ao Fundo do Idoso. Para dialogar e orientar sobre o tema, além de fortalecer a campanha, estiveram o vice-presidente Administrativo, Henrique Ricardo, o vice-presidente de Registro, Marcelo Cordeiro, e o auditor fiscal da RFB, José Aureliano.  

Atividade Rural

Sobre a atividade rural, um dos temas mais complexos envolvendo a prestação de contas com a Receita Federal, o produtor deve se atentar ao que deve ser declarado. Na ocasião, foram abordadas as principais leis, normas, prazos, multas e categoria ou propriedade em que o contribuinte se enquadra. Foi ressaltado ainda que, além de declarar o IRPF, os produtores rurais devem preencher a ficha de atividade rural para informar os dados do imóvel, receitas, movimentação de rebanho e dívidas.

O vice-presidente Administrativo do CRCGO reiterou que o projeto aborda ainda subtemas do tributo como Obrigatoriedade de Entrega da Declaração de Ajuste; Malhas Fiscais: Cruzamento de Informações Entregues nas Obrigações Acessórias; Erros Comuns ao Preencher a Declaração; Regularização de Pendências de Declarações Retidas na Malha Fina; Declaração de Bens e dívidas; Ganho de Capital e Distribuição de lucro; Como Declarar Espólio, Aplicações Financeiras no Imposto de Renda: Renda Fixa e Variável. “Mesmo dando uma atenção especial para cada possível assunto de dúvida, pensamos ainda naquele contribuinte ou profissional da contabilidade que por algum motivo não conseguiu acompanhar algo que era do seu interesse. Para isso, o Jorge Martins comandou um momento de tira-dúvidas na madrugada para esclarecer esses questionamentos”, diz.

Fonte: Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO)

Assessoria de Imprensa do Sescon-Goiás, Vitória Coimbra, estagiária em jornalismo

Vitoria Coimbra

Comente este post

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Ola!
O que precisa?