SESCON Goiás

Pesquisa da Fenacon aponta que Pronampe não atende plenamente o mercado

De acordo com um diagnóstico feito pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), a concessão de crédito para microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenos negócios por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) não atende todos os microempreendedores.

O Pronampe trouxe ao mercado melhores condições para os empresários, condições melhores do que são oferecidas as instituições bancárias. Mas o programa ainda não atende plenamente o setor, principalmente para enfrentar as condições atuais de crise econômica.

O diagnóstico apontado pela a federação diz que “Se nós formos comparar o Pronampe de 2020, oferecido na pandemia, com esse que foi liberado agora, a diferença é bem sensível. Porque antes, nós tínhamos juros em torno de 3,5% ao ano, agora esses mesmos juros estão a 19,25%”, aponta Diogo Chamun, diretor legislativo da Fenacon.

Chamun também apontou que o empreendedor ainda lida com os efeitos da Selic, que aumentou no último dia 3, na última reunião do Copom. “Durante a pandemia, a Selic estava em um patamar muito baixo, o que fazia com que os juros girassem em torno de 3,5% ao ano no primeiro Pronampe. Agora, com a Selic a 13,75%, esses mesmos juros estão chegando a aproximadamente 20%”, observa.

O especialista aponta que, somando a Selic e os juros do Pronampe, a linha de crédito específica ao micro e pequeno empreendedor ainda acaba sendo vantajosa, já que os créditos disponíveis no mercado têm juros acima dos 30% ao ano. “O Pronampe é uma linha de crédito que acaba compensando ao empreendedor e, por ser extensa, disponível até 2024, estima-se que ela vai liberar entre R$ 30 a 50 bilhões para o setor”, conclui Chamun.

Com informações da Fenacon.

Handressa Simão

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Ola!
O que precisa?