SESCON Goiás

Receita Federal e Ministério da Economia divulgam datas e novas regras do Imposto de Renda de 2022

A partir das 8h, no dia 7 de março a 29 de abril, começa o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de 2022, ano base 2021. É o que informou a Receita Federal do Brasil (RFB), juntamente com o Ministério da Economia, durante a transmissão de uma live na manhã desta quinta-feira (24).

Está obrigado a apresentar a declaração anual o contribuinte que, no ano-calendário de 2021, recebeu rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a 28.559,70 reais (equivalente a 2.196,90 reais por mês de salários, aposentadorias ou aluguéis), mesma regra vigente nos dois últimos anos.

Também deve apresentar a declaração a pessoa física que, no ano-calendário de 2021, tenha recebido rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a 40.000 reais.

Os empregadores têm até o dia 28 deste mês para entregarem aos seus empregados o comprovante de rendimentos. Desde 2015 a tabela do IR não sofre reajuste, fazendo valer os mesmos valores do ano passado.

Declaração Pré-preenchida

Neste ano, o IR celebra 100 anos de existência. Uma das maiores novidades é a Declaração Pré-preenchida, que será disponibilizada a partir de 15 de março, e estará disponível em multiplataformas.

Outro ponto é que este ano, a restituição poderá ser paga via PIX. De acordo com a Receita, somente o CPF do contribuinte será aceito como chave-pix. Também será possível pagar o Darf — no caso de quem deve imposto — via Pix.

Lotes das restituições

As restituições, assim como nos últimos dois anos, serão feitas em cinco lotes, a partir de maio. O primeiro, destinado a idosos, pessoas portadoras de deficiência e professores, cai em 31 de maio. Os seguintes serão depositados em 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

Ainda de acordo com a Receita Federal, tanto o programa gerador, quando o aplicativo, serão disponibilizados somente em 7 de março, primeiro dia de entrega do IR 2022. A coletiva foi conduzida pelo auditor–fiscal José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do Imposto de Renda.

Fonte Assessoria de imprensa do SESCON-Goiás

Comente este post

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Ola!
O que precisa?