SESCON Goiás

Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal é sucesso em sua décima edição

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e os CRCs do Centro-Norte realizaram nos dias 26 e 27 de novembro o X Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal (ECAL), na cidade de Caldas Novas – GO. O evento contou com a presença de presidentes do Sistema CFC/CRCs, conselheiros e vice-presidentes do CRCGO e CRCS, além dos delegados regionais do CRC Goiás.

Durante a solenidade de abertura, compuseram a mesa diretiva o presidente do CRCGO, Rangel Francisco Pinto; o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, João Altair Caetano, na ocasião representando o presidente do CFC, Zulmir Breda; o senador Vanderlan Cardoso; o delegado da Receita Federal em Goiânia, José Aureliano Ribeiro; o presidente do CRCTO, João Gonçalo dos Santos; o presidente do CRCMT, Paulo César Ruhling; a presidente do CRCAP, Tanúbia Barbosa; a presidente do CRCRR, Itajay Maria Soares; a presidente do CRCAM, Joseny Gusmão; o presidente do CRCAC, Wellington Chaves; o presidente do CRCPA, Fabrício do Nascimento; o presidente do CRCDF, Daniel Fernandes; a presidente do CRCMS, Maria Leny Adania; o presidente Edi CRCRO, José Cláudio Ferreira; o presidente do Sescon – Goiás, Edson Cândido Pinto; o vice-presidente de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do CRCGO, Einstein Paniago, que na ocasião esteve representando o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha; e o presidente da Facieg, Sebastião Vieira.

Ainda na solenidade de abertura, o CRCGO homenageou o senador Vanderlan Cardoso, o contador Geazi Ezequiel e o advogado Saulo de Tarso, como forma de agradecimento pelo trabalho feito no envio da ADI na qual o Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional a Lei de Responsabilidade Solidária do profissional contábil.

A primeira palestra do X Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal (ECAL) teve como tema “Gestão tributária e malhas fiscais” e foi ministrada pelo professor e tributarista, Edgar Madruga. A mediação foi feita pelo presidente do CRCMT, Paulo Cesar Santos Ruhling.

O contador público e conselheiro do CRCAC, Marcelo Augusto Jorge, foi o segundo palestrante do X ECAL. A palestra teve como tema: “As novas obrigações acessórias em complemento ao eSocial e seus impactos para as empresas do grupo 3″ e foi conduzida pelo presidente do CRCAC, Wellington Divino Chaves Souza.

A palestra “Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS, tratando de forma prática” abriu a tarde do primeiro dia do X Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal (ECAL). O advogado e mestre em Ciências Contábeis, Fábio Rodrigues, ministrou a palestra que foi conduzida pela presidente do CRCAM, Joseny Gusmão da Silva.

O presidente do CRCPA, Fabrício Nascimento Moreira, ministrou a palestra “Perspectivas e Desafios do Relato Integrado para a Amazônia pós pandemia”, durante o X Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal. A mediação foi feita pelo presidente do CRCRO, José Cláudio Ferreira Gomes.

A última palestra da sexta-feira, 26, de X ECAL foi sobre “Engajamento e produtividade de equipes em tempos de teletrabalho e home office”. O palestrante foi o administrador de empresas, Douglas Noleto, e os mediadores foram a presidente do CRCAP, Tanubia Neuza Oliveira Barbosa, e o vice-presidente administrativo do CRCGO, Wagner Felipe Filho.

A manhã de sábado, 27, do X Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal (ECAL) começou com a palestra do contador e tributarista, Fellipe Guerra, sobre “Automação de rotinas e inteligência artificial”. A mediação foi feita pela presidente do CRCPB, Itajay Maria Soares. Ao final da palestra, o delegado regional do CRCGO em Caldas Novas, Evilson Azevedo, falou sobre a importância do evento para a classe contábil.

“Deixe de ser apenas dono de escritório e passe a ser o gestor de sua empresa” é o tema da palestra que foi conduzida pelo presidente do CRCDF, Daniel Chaves Fernandes. A mediação foi feita pelo presidente do CRCTO, José Gonçalo dos Santos.

A última palestra do X Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal (ECAL) de “Gestão do tempo para contadores ocupados” foi ministrada pelo especialista em gestão do tempo e produtividade, Rafael Medeiros Filho, e conduzida pelo presidente do CRCGO, Rangel Francisco Pinto.

Na cerimônia de encerramento o presidente do CRCGO, Rangel Francisco, agradeceu a presença dos profissionais contábeis de todo País e ressaltou a importância da união do Sistema CFC/CRCs para a realização do evento e também nas lutas em prol da classe contábil brasileira. Além disso, agradeceu ao CFC, Sescon – Goiás, Ipog, Tron Informática, BSSP Centro Educacional e Soluti por acreditarem e apoiarem o X ECAL.

Fonte: Assessoria de imprensa CRC-GO

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Ola!
O que precisa?