SESCON Goiás

25 de abril, Dia do Profissional da Contabilidade

Dia 25 de abril, é comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade. Profissionais que são importantíssimos aliados das empresas e dos entes federados, considerados os verdadeiros ‘donos dos números’ e plurais, proporcionando organização, visão de mercado, gestão estratégica, principalmente a organização e saúde financeira de qualquer negócio.

Celebrar este dia faz relembrar a trajetória que vem sendo construída desde 1926, após discurso de agradecimento do Senador João Lyra, Patrono dos Profissionais da Contabilidade: “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro”. A frase foi um marco para todos, mas somente no dia 23 de maio 1979, por meio de uma Lei Estadual, a data foi oficialmente instituída. Entretanto, por decisão do Conselho Federal de Contabilidade, houve mudança no termo devido à modernização da profissão- De ‘Contabilista’ para então, por fim, ‘Profissional da Contabilidade’.

É impossível não correlacionar a atuação desse profissional com seu vasto conhecimento e capacidade técnica em sua área de atuação com o atual cenário em que vivemos- o de uma pandemia mundial presente desde 2020 no mundo. A profissão contábil, em geral, vive na “pele”, em suas empresas e na prestação dos serviços, as mudanças nas legislações. Com as publicações de Medidas Provisórias; prorrogações de prazos; publicações de vários decretos no âmbito, Federal, Estadual e Municipal, onde ocasionaram demissões em massa, corte de salários, concessão de férias antecipadas e outras significativas alterações nas rotinas de trabalho tanto nas empresas dos profissionais da contabilidade quanto nas empresas que prestam serviços, fazendo com que a carga de trabalho desses profissionais triplicassem.

Os profissionais da contabilidade tiveram a árdua tarefa em ajudar a salvar os negócios ameaçados pelas incertezas da economia, sendo destaque em sua atuação, zelando pelo equilíbrio econômico e sobrevivência de pequenas, médias e grandes empresas.
O profissional da contabilidade é o braço direito do empresário para superar os desafios da crise.

Esses profissionais se tornaram versáteis, usando a tecnologia e ferramentas automatizadas, expandindo sua atuação no mercado, visando cada vez mais empreender, atuando como consultor, gestor orçamentário, investidor e outras atividades, identificando grandes oportunidades de negócios.

Ao longo do tempo, lendo e estudando a profissão e as transformações ocorridas na sociedade, vejo que saímos da figura do guarda -livros para o profissional da contabilidade, graças a atuação e esforços de profissionais dedicados à categoria e das entidades contábeis cada qual com sua especificidade, sempre trabalhando em prol da categoria e pela valorização da profissão.

Hoje, somos mais de 530 mil profissionais da contabilidade, que com ética e dedicação, estamos trabalhando e contribuindo para desenvolvimento de nossa profissão e sociedade.

Sucena Hummel- Contadora, Gestora do SESCON-Goiás e Vice-presidente de Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO)

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Ola!
O que precisa?